pesquisar neste blog
posts recentes

Workshops

Ponto da situação.

Apresentação Plano de investigação - Slides

Enquadramento Teórico - Interfaces Naturais

Enquadramento Teórico - Videojogos

Enquadramento Teórico - Seniores

Apresentação Plano de investigação.

Ainda sobre a conferencia de videojogos

Evolução dos controlos dos videojgos

Alguma Refêrencias usadas até agora

arquivos

Março 2013

Abril 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Junho 2011

Maio 2011

Março 2011

Sábado, 14 de Janeiro de 2012
Enquadramento Teórico - Interfaces Naturais
O meu enquadramento téorico teve três grandes temas que se subdividem em alguns subtemas.
Neste "post" vou debater sobre o terceiro grande tema e seus subtemas.
Interação Natural
  Interação Gestual
  Design de interfaces gestuais
  Interfaces gestuais na Xbox
 

As ­Interfaces Naturais, ou em inglês natural user interface, também conhecido pela sua abreviatura NUI, não é uma tecnologia, mas sim uma experiência que pode ser criada usando a tecnologia. As interfaces naturais, podem ser criadas de diversas formas, desde a iteração táctil, ao multitoque, a captação de gestos, reconhecimento de voz, entre outros. Diferentes tecnologias de interacção são adequadas a diferentes situações (Wigdor & Wixon, 2011).Tal como Saffer (2008) afirma, não é porque conseguimos fazer interfaces gestuais que estas são apropriadas para todas as situações (Saffer, 2008).

As  interfaces naturais podem ser diversas, para esta investigação o interesse centra-se na interacção gestual.
 

Os gestos são parte da nossa comunicação não-verbal e interação natural com o mundo físico,qualquer parte do corpo contém informações. Usamos gestos na nossa vida quotidiana para comunicar com os outros ou interagir com os objectos (Svedström, 2010).Entende-se por gesto o movimento do corpo, usado na comunicação que transmite um significado para alguém ou para si mesmo (Hummels & Stappers, 1998 ).

Assim as interfaces gestuais usam gestos para controlar uma aplicação específica possuindo sensores que registam os dados gestuais do utilizador e a captam o movimento que pode variar desde um dedo até ao corpo inteiro, se a tarefa é fazer saltar uma bola, no mundo virtual, é muito mais intuitivo e fácil de fazer tudo com a mão no mundo real, do que usar o rato ou teclado (Svedström, 2010).

O design de interação entra numa nova era quando consideramos os desafios subjacentes ao desenvolvimento de interfaces gestuais. Nos últimos 40 anos, têm sido utilizados os mesmos paradigmas de HCI, recortar, colar, salvar, a metáfora desktop, e tantas outra entre outras. Estas metáforas de interação vão continuar, mas articuladas e complementadas com muitas outras que tiram vantagem do movimento do corpo humano: sensores, dispositivos de entrada, e maior poder de processamento (Saffer, 2008).

O aspeto mais importante para projetos de interfaces gestuais é construir uma linguagem gestual facilmente reconhecida pelos utilizadores que torna os gestos naturais e intuitivos. Na interação ideal, o utilizador realizará o gesto sem qualquer tipo de instruções ou manuais de leitura. O utilizador tem expetativas e uma visão interior das suas experiências e conhecimentos prévios de como o sistema deve funcionar (Svedström, 2010).

A Xbox, quando lançou o Kinect, criou formas de interagir com os menus mesmo sem ser para jogar: o utilizador pode escolher o jogo, mudar o avatar, ver os vídeos e fotos que tenha na sua consola tudo por gestos. Para isto, a Xbox criou alguns movimentos que tentam facilitar a interação http://support.xbox.com/pt-PT/kinect/body-tracking/body-controller (Xbox, 2011).

 

 

Hummels, C., & Stappers, P. J. (1998 ). Meaningful gestures for human computer interaction: beyond hand postures Paper presented at the Third IEEE International Conference.

Saffer, D. (2008). Designing Gestural Interfaces. In M. Treseler (Eds.), O’Reilly Media, Inc.

Svedström, T. (2010). Gesture interfaces. Aalto university school of science and technology - Faculty of Information and Natural Sciences

Wigdor, D., & Wixon, D. (2011). Brave NUI World: Designing Natural User Interfaces for Touch and Gesture (1st ed.). San Francisco, CA, USA: Morgan Kaufmann Publishers

Xbox (Producer). (2011) Xbox Xbox. retrieved from http://support.xbox.com/pt-pt/pages/kinect/body-controller/default.aspx

 

 


tags: , , , , , , , ,

publicado por ivan-terra às 22:25

mais sobre mim
Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post